PATOLOGIAS DO
OMBRO E COTOVELO

Dores no Ombro
Sentir dor ou estalos nunca é algo normal. Se você está sentindo algum incômodo ou desconforto o primeiro passo é acompanhar sua evolução: se dentro de 2 a 3 dias não diminuir e começar a limitar seus movimentos, procure um ortopedista.

Ruptura Manguito Rotador
Ruptura que ocorre nos tecidos que unem os músculos aos tendões que ficam em torno do ombro. A ruptura causa dor e fraqueza, normalmente costumam ocorrer em pessoas que realizam muitas vezes o mesmo movimento.

Luxação de Ombro
Lesão onde ocorre a perda de contato articular do braço com a escápula (omoplata). Esse deslocamento causa dor, limitações de mobilidade, inchaço e/ou deformidade na articulação. O diagnóstico é confirmado com exame de radiografia e o tratamento varia desde uma redução, onde coloca-se o ombro no lugar, ou uma cirurgia em casos específicos.

Luxação Recidivante de Ombro (Instabilidade de Ombro)
Quando ocorre o deslocamento do ombro mais de uma vez. A luxação pode ocorrer em qualquer articulação do nosso corpo, entretanto o ombro é mais comum, por se tratar de uma articulação mais instável se comparada a outras regiões do corpo.

Cotovelo de tenista - tennis elbow (epicondilite lateral)
Doença caracterizada por dor na região lateral do cotovelo, que irradia para o antebraço. Seu surgimento está associado ao esforço físico intenso imediato ou contínuos. Na Epicondilite Lateral do Cotovelo, ocorre uma alteração na vascularização dos tendões extensores do antebraço, podendo causar desde uma reação inflamatória a uma morte do tecido muscular, fazendo com que haja a ruptura local desses tendões.

Lesões do ombro no atleta
O ombro é composto por 3 articulações (glenoumeral, acromioclavicular e esternoclavicular), que liga a cintura escapular ao membro superior, sendo umas das mais complexas e instáveis do nosso corpo, permitindo movimentos de quase 360º. O ombro pode sofrer sobrecarga mecânica devido a movimentos de repetição. E se esses movimentos forem executados de formar errada, podem provocar lesões.

Artrose acromioclavicular
A artrose acromioclavicular ocorre quando a cartilagem começa a se desgastar causando dores na parte superior do ombro ou durante os movimentos de rotação, ou elevação do braço.

Fratura na Clavícula
Esse tipo de fratura costuma causar dor, inchaço e dificuldade de levantar o braço e, pode ser identificada através de um exame físico e radiografias para determinar o local e tipo exato da lesão. O tratamento mais comum é feito somente com a imobilização, usando tipoia, mas em casos em que o osso se fragmenta ou quando o paciente apresenta fratura exposta, o médico pode indicar a realização de cirurgia.

Capsulite adesiva
A capsulite adesiva, também conhecida como “ombro congelado”, é uma doença que causa inflamação do ombro, gerando dor e limitação dos movimentos. Essa síndrome acomete cerca de 2% a 5% da população e se divide em três fases: fase aguda ou inflamatória, fase de rigidez ou congelamento e fase de descongelamento.

Luxação Acromioclavicular
A Luxação Acromioclavicular (LAC) é uma lesão que ocorre através de um trauma direto na região posterior do ombro. Os ligamentos presentes entre a clavícula e o acrômio são mais superficiais e, dessa forma, são os primeiros a serem lesionados. Além disso, dependendo do trauma, há possibilidade de lesão em outros ligamentos, promovendo luxações mais graves.

Luxação no cotovelo
A principal causa dessa instabilidade pode ser uma Luxação do Cotovelo, ou seja, há um deslocamento nos ossos que formam a estrutura. No entanto, nem sempre a instabilidade é causada por uma luxação, sendo recomendada uma avaliação completa para verificar os tipos de danos

Instabilidade do ombro
A Instabilidade do Ombro é caracterizada pelos sintomas em que o paciente não tem firmeza e segurança da articulação. Popularmente, também é conhecida como “ombro fora do lugar”.

Bursite no ombro
A bursite é caracterizada pela inflamação da Bursa e pela dor aguda na parte superior e frontal do ombro, existem também outros tipos de problemas comuns na região.

Tendinite calcária
A tendinite calcária é caracterizada pelo acúmulo de cálcio que ocorre de forma lenta e gradual, podendo causar inflamação nos tecidos em torno da região, ocasionando dor leve a moderada. Em alguns casos, a inflamação pode ser aguda, causando dor extrema e incapacitante.

Síndrome do impacto no ombro
A síndrome do impacto no ombro é uma patologia motivado pelo atrito entre as estruturas ósseas, ligamentares, os tendões e a Bursa do ombro.

Artrose no ombro
Artrose no ombro é um desgaste da cartilagem na articulação no ombro. Esse desgaste pode afetar apenas um dos ombro e ainda podendo afetar os dois sendo bilateral.

Fratura no cotovelo
As fraturas no cotovelo podem ser resultado de muitas variáveis como impacto direto no cotovelo ou torção no braço. Raio x é necessário para confirmar a lesão, muitas das vezes pode ser usado a tomografia para mais detalhes. Estiramentos, contraturas e luxações podem ocorrer junto com a fratura.

Fratura no antebraço
As fraturas no antebraço geralmente estão associadas a queda, envolve o rádio e/ou a ulna, pode causar inchado e também formação de hematomas, o movimento do braço pode causar dor.

Fraturas da escápula
Fraturas da escápula é uma lesão muito rara de ocorrer. Ela pode acontecer de uma consequência de um trauma direto de alta energia, o resultado varia de rupturas musculares e formação de hematomas até mesmo mais graves que a própria fratura da escápula.

Fraturas do úmero
Fraturas do terço proximal do úmero ou do úmero proximal geralmente estão associadas a duas faixas etárias, pessoas mais jovens normalmente de resultados de acidentes de alta enérgica como de carro ou moto, ou pacientes acima de 50 anos que podem acorrer traumas mais leves devido quedas e frequentemente relacionadas à osteoporose.

Lesões tendineas do cotovelo